Publicidade:

John Florence é o favorito em Sunset, aponta especialista em cálculo de probabilidades

A partir do dia 11, o Mundial de Surfe de 2022 aporta nas ondas da praia de Oahu, na costa norte do Havaí, com o Hurley Pro Sunset Beach 2022. Em busca da melhor onda e de conseguir enfrentar o melhor tubo, a disputa já começa tensa e intensa.

Vale lembrar que no começo desta semana, o cinquentão veterano das ondas Kelly Slater enfrentou o local e astro em ascensão, Seth Moniz, na etapa de Pipeline. Slater acabou levando a melhor e foi condecorado mais uma vez como campeão do torneio.

Isto aconteceu paralelamente à ausência sentida do tricampeão brasileiro Gabriel Medina, que revelou estar cuidando de uma forte lesão no quadril e de sua saúde mental. A previsão diz que ele só deve voltar para uma outra etapa do Mundial, na Indonésia, em julho.

Billabong Pro Pipeline
Miguel Pupo (foto) e seu irmão Samuel são os brasileiros com maior chance de vitória, segundo o estudo. Foto: Tony Heff/ World Surf League

Para desespero dos competidores, a especialista em probabilidades Betfair aponta que o bicampeão mundial John John Florence é o favorito para ganhar a etapa de Sunset Beach.

Na primeira fase do Mundial de 2022, no Billabong Pro Pipeline, oito brasileiros incluindo o campeão olímpico Ítalo Ferreira e a sagaz Tatiana Weston-Webb participaram das baterias. Porém, nenhum deles conseguiu chegar à bateria final, que teve a disputa entre os norte-americanos.

KS 50 anos: Feliz aniversário, Kelly Slater!

Lucas Chianca e Maya Gabeira vencem o Nazaré Tow Surfing Challenge

Como o snowboard se relaciona com o surf e skate?

Agora, a coisa fica mais séria. A etapa conta com dois brasileiros na disputa: Samuel e Miguel Pupo, os irmãos surfistas de Maresias, São Paulo, mesmo local de origem de Gabriel Medina. Sunset Beach é conhecida entre os surfistas como uma praia habilidosa, porém traiçoeira e qualquer deslize pode colocar tudo a perder.

Aos 21 anos de idade, Samuel está estreando na elite do surfe e conta com o apoio e as dicas memoráveis do seu irmão mais velho, de 31 anos, que já está há vários anos na Liga. De acordo com a Betfair, ele possui 2% de chances de vencer a bateria final desta etapa. Mesmo índice apontado para seu irmão mais velho.

Segundo a Liga Mundial de Surfe, a praia de Oahu vai exigir habilidade para “ler” e pegar a onda certa na hora certa. As ondas podem confundir os mais experientes e fazê-los engolir água em questão de milissegundos. Neste cenário impiedoso, surge um experiente que vai saltar aos olhos dos admiradores do surfe: John John Florence.

John John, que é natural de Oahu, é tido como o melhor dominador de tubo de sua era e deve encarar este desafio como apenas mais um na carreira. Por conta desta tranquilidade e de sua conexão com o mar local, a Betfair crava que ele vai ser o vencedor final desta etapa, com 40% das chances, barrando até mesmo o campeoníssimo veterano Kelly Slater. Por sua vez, Kelly tem apenas 11% de chances.

Chances de vitória em Sunset Beach, de acordo com o cálculo de probabilidades

Confira aqui as chances de vitória de outros astros que estão surfando nesta etapa do Mundial, segundo a Betfair:

John John Florence (EUA) – 40% (2.5)

Kelly Slater (EUA) – 11% (9.0)

Kanoa Igarashi (JPN) – 6% (17.0)

Seth Moniz (USA) – 3,8% (26.0)

Miguel Pupo (BRA)  – 2% (51.0)

Samuel Pupo (BRA) – 2% (51.0)

Lucca Mesinas (PER) – 1,5% (67.0)

Surfistas favoritos ao título mundial da temporada 2022, segundo a Betfair:

John John Florence (EUA)  – 30%

Italo Ferreira (BRA) – 20%

Filipe Toledo (BRA)  – 17%

Gabriel Medina (BRA)  – 11%

Kelly Slater (EUA) – 10%

Jordy Smith (ZAF) – 6,7%

Kanoa Igarashi (JPN) – 6%

Jack Robinson (AUS) – 6%

Griffin Colapinto (EUA) – 6%

Seth Moniz (EUA) – 4%

Hurley Pro Sunset Beach 2022 em espera

O prazo do segundo desafio do World Surf League Championship Tour 2022 foi aberto nesta sexta-feira e vai até 23 de fevereiro no Havaí. os organizadores, no entanto, optaram por colocar o evento em espera nessa sexta. A próxima chamada foi marcada para as 7h30 do sábado em Sunset Beach, 15h30 no Brasil.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias